Saturday, October 01, 2005

"20 por 80"

"O sonho dourado das elites se materializa num hotel de San Francisco, Califórnia. O Fairmont é ao mesmo tempo uma instituição e um ícone, um alojamento de luxo e um símbolo do prazer de viver. Quem o conhece chama-o respeitosamente de "The Fairmont". Quem pode hospedar-se nele venceu na vida.
(...)
Nesse ambiente carregado de História, em fins de setembro de 1995, um homem que também soube fazer História, Mikhail Gorbachev, recepcionou a elite do mundo. Mecenas americanos, gratos por sua atuação no desmonte da União Soviética, patrocinaram-lhe a sede local para a Fundação Gorbachev, ironicamente localizada no Presídio, instalação militar desativada depois do fim da Guerra Fria, ao sul da ponte Golden State. (...) O novo braintrust global, como o último presidente da União Soviética e ganhador do Prêmio Nobel definiu o conclave, deveria apontar caminhos para o século 21, "rumo a uma nova civilização".
(...)
Os pragmáticos reunidos no Fairmont resumem o futuro em um par de números e um neologismo: "20 por 80" e "tittytainment". Vinte por cento da população em condições de trabalhar no século 21 bastariam para manter o ritmo da economia mundial. (...) Um quinto de todos os candidatos a emprego daria conta de produzir todas as mercadorias e prestar todos os serviços qualificados que a sociedade mundial poderá demandar."¹


O exposto no excerto acima transcrito deste excelente livro de Hans-Peter Martin e Harald Schumann reforça uma idéia que há tempos permeia meus pensamentos: a de que o capital evolui para uma situação em que somente os grandes detentores de capital (megainvestidores, etc.) e a mão-de-obra absurdamente qualificada serão os vetores únicos de toda a motricidade da economia no decorrer do século XXI. Toda a evolução experimentada nos meios de comunicação, nos meios de produção, nos de transporte, etc., proporcionam esta previsão de aterradora hediondeza.
E como ficará a dinâmica social como um todo? Parece-me que a compleição da sociedde brasileira apresenta os sintomas da proposta sociedade "20 por 80": ricos em seus bastiões, em seus burgos, condomínios fechados de casas, etc.; ao passo que a "massa falida" luta para sobreviver em seus respectivos "bantustões". E a tal "massa falida" incorporará o que se hoje entende por classe média, cujos integrantes se acham, atualmente, mais próximos ascensão social que do descenso. Suprimir-se-á a classe média. Não haverá espaço para ela.
Como sustentar tamanha desigualdade? Recorramos ao livro citado acima:

"Ao contrário, corre solta a expresão "tittytainment", que o veterano da política internacional Zbigniew Brzezinski introduz no jogo. (...) "Tittytainment", segundo ele, é a combinação de entertainment (diversão, entretenimento e tyts (gíria americana para seios ou tetas). Ao cunhar a expressão, Brzezinski pensou menos em sexo e mais no leite da mãe que amamenta. Com uma mistura de diversão anestesiante e alimento suficiente - o "entretetanimento", numa tentativa de tradução -, a vasta legião de frustrados e excluídos poderia ser mantida satisfeita."²

Comida e Festa: Binômio da Pacificação Social, acobertadora de uma opressão poucas vezes vistas na História da Humanidade. É o que se propõe. É o que se pensa. É o que vislumbro, também.

________________________________________________________________

1 - MARTIN, Hans-Peter e SCHUMANN, Harald; A Armadilha da Globalização - O assalto à democracia e ao bem-estar social; São Paulo; 3º edição; Globo; 1998
2 - Idem.

(Este é um livro em que a Globalização é tratada por uma ótica muito interessante. Basicamente, os autores propõem a restauração da supremacia da política sobre a economia e uma fase social para dar uma sobrevida à democracia. Quem quiser conferir, pode-me pedir emprestado, depois ;])

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

9:15 PM  
Anonymous Anonymous said...

Será que a história da humanidade se desenvolve linearmente? Ou será que tudo é um ciclo? Seria uma volta à política romana do pão e circo?

7:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

assolan, lah no caderninho da gaveta da SEPE lah do CA eu abri uma equipe pro torneio eristico, pode ser de 2 a 4 pessoas, tah afim de ir na minha equipe naum? por enquanto soh tem eu... eh soh chegar lah e pedir pra botar teu nome na minha equipe...

7:31 PM  
Blogger Zoeiro said...

Holanda, meu amigo, repudio o comentário que você fez pela absoluta impertinência!

OHoHOHOhoH

8:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

E ai? Será que há solução pra isso?

Não vamos pensar muito se não acabaremos avemelhando-nos.

huahuahua

2:40 PM  
Blogger Zoeiro said...

Moraes, meu irmão, se nós pensarmos muito, a nossa porção escarlate acabará por desvanecer. Pode ter certeza. Palavera de quem tem pensado bastante nisso!

OHoHoh
;]

5:57 PM  

Post a Comment

<< Home